Chegou a hora!

Estão abertas as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2021!

Se você é um jovem empreendedor, aluno do ensino médio da rede pública, sabe se comunicar em inglês e está ajudando a melhorar a sua comunidade, então vem fazer parte dessa FamilYA!

Para se cadastrar, clique aqui e acesse a opção Jovens Embaixadores 2021 e inscreva-se!

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos da América. Entre os principais colaboradores estão o Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, a ampla rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos – BNCs, além de empresas que demonstram um claro comprometimento com a responsabilidade social corporativa: FedExMSD e IBM+Unidos  e PLT4Way.

Sobre o Programa

Criado em 2002, o programa tem como alvo estudantes brasileiros do ensino médio na rede pública que se destacam em sua comunidade pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

O programa é bastante concorrido e recebe candidaturas de todo o Brasil. Em virtude da pandemia do COVID-19, excepcionalmente em 2021, alteramos a realização do intercâmbio nos EUA para julho.

Os selecionados viajam para um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, conhecem a capital daquele país, participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo, visitam escolas, projetos de empreendedorismo social e se reúnem com representantes do governo norte-americano.

Após a semana em Washington, os participantes viajam para outra cidade (a definir), onde participam de atividades relacionadas ao tema do programa, visitam projetos de empreendedorismo jovem, fazem apresentações sobre o Brasil e fortalecem seu perfil de liderança.

A experiência de ser um Jovem Embaixador oferece a esses excepcionais estudantes a oportunidade de expandir os seus horizontes.

jovens embaixadores de 2015
Jovens Embaixadores 2015

Como participar do programa

O público alvo do programa são jovens empreendedores que, por meio de iniciativas e ações criativas e inovadoras – sejam elas pequenas ou grandes, geram benefícios e ajudam a promover o bem-estar social.  Assim como muitos estudantes do ensino médio já começam a pensar em carreiras e oportunidades profissionais, o programa também foca no desenvolvimento de habilidades para o ambiente em constante transformação do século XXI. 

Para participar do Programa Jovens Embaixadores os candidatos devem possuir todos os pré-requisitos exigidos.

PRÉ-REQUISITOS

  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Ter entre 15 e 18 anos;
  • Ser aluno do ensino médio na rede pública brasileira brasileira e já ter cursado pelo menos o 1º  ano do ensino médio em 2020 – alunos que iniciarão o 1º ano do ensino médio em 2021 não poderão se candidatar;
  • Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
  • Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;
  • Jamais ter viajado aos Estados Unidos;
  • Pertencer à camada sócio econômica menos favorecida;
  • Ter excelente desempenho escolar;
  • Ter perfil de liderança e iniciativa;
  • Ser comunicativo(a);
  • Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
  • Estar atualmente engajado(a) em iniciativa(s) de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por pelo menos 6 meses.

Se você é um jovem empreendedor, aluno do ensino médio da rede pública, sabe se comunicar em inglês e está ajudando a melhorar a sua comunidade, então vem fazer parte dessa FamilYA!

Para se cadastrar, clique aqui e acesse a opção Jovens Embaixadores 2021 e inscreva-se!

Processo Seletivo

O candidato deve, primeiramente, acessar o endereço oficial do Programa Jovens Embaixadores, https://jovensembaixadores.org.br, informar o seu nome completo e endereço de e-mail e clicar no botão “Começar”. Em seguida, é necessário fornecer todos os dados pessoais e criar uma conta no sistema online do Programa Jovens Embaixadores. O candidato receberá um e-mail no endereço informado para validar e ativar a sua conta e, sempre que quiser acessá-la, deverá informar o endereço de e-mail validado e a senha.

O processo seletivo propriamente dito consiste em preencher um pré-cadastro (Etapa 1) e, se aprovado, preencher o formulário de inscrição online e anexar os documentos comprobatórios de todos os pré-requisitos (Etapa 2). Toda a documentação carregada no sistema online do Programa Jovens Embaixadores é enviada para as Instituições Parcerias (IPs) e, após análise (Etapa 3), o candidato será ou não aprovado para realizar o exame escrito (Etapa 4)* e oral. Se aprovado nesta etapa, ocorre a visita à residência (Etapa 5). Os candidatos aprovados em todas as etapas anteriores participam da seleção nacional (Etapa 6) para a escolha dos jovens brasileiros que participarão do Programa Jovens Embaixadores e viajarão para os Estados Unidos em julho de 2021. Todo o processo seletivo é feito online. 

Fonte e mais informações acesse o site da Embaixada e Consultados dos EUA no Brasil.

Ah e assista vídeo abaixo com um recado do aluno do ICBEU Ibiá-MG, Jovem Embaixador 2014, Augusto César da Silva.

Se você é um jovem empreendedor, aluno do ensino médio da rede pública, sabe se comunicar em inglês e está ajudando a melhorar a sua comunidade, então vem fazer parte dessa FamilYA!

Para se cadastrar, clique aqui e acesse a opção Jovens Embaixadores 2021 e inscreva-se!

Acompanhe as mídias sociais da Embaixada dos Estados Unidos: