O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e as relações acompanham o ritmo acelerado do mundo. O relacionamento entre diversas empresas e profissionais torna o conhecimento de inglês um passo fundamental para se sobressair no mercado.

Não há como negar que o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e que as relações acompanham o ritmo acelerado do mundo. O relacionamento entre diversas empresas e profissionais torna o conhecimento de inglês um passo fundamental para se sobressair no mercado.

A competitividade no mercado é cada vez maior, portanto as empresas estão mais exigentes. Nesse cenário, é fundamental investir no desenvolvimento de seus filhos em algumas competências, pensando no futuro profissional deles. Afinal, a fluência pode ser um diferencial.

Em um cenário como esse, é fundamental ter um bom domínio de, ao menos, uma língua estrangeira para se destacar da concorrência. Faz toda diferença em processos seletivos de grandes empresas, por exemplo, visando a internacionalização do mercado. A segunda língua está cada vez mais sendo requisitada por empresas. O inglês corriqueiro, do dia a dia, muitas vezes suficiente para viajar, não basta mais. É necessário conhecimento mais profundo, como expressões e compreensão textual.

Portanto, é importante garantir que nossos filhos aprendam e desenvolvam o idioma em uma escola especializada. Assim, eles vão se habituando com a língua desde a infância, o que torna mais fácil o processo e amplia o domínio sobre o idioma, sendo um diferencial na hora de conquistar determinada vaga ou realizar um intercâmbio, por exemplo.

Qual a importância do inglês no mercado de trabalho?

O mercado de trabalho busca por profissionais cada vez mais capacitados e o inglês é essencial.
O mercado de trabalho busca por profissionais cada vez mais capacitados e o inglês é essencial.

O inglês já faz parte do nosso dia a dia, afinal usamos expressões e conceitos do idioma em diferentes situações, no ambiente de trabalho ou mesmo em um momento de lazer. Com isso, tal tendência se expande para o mercado, que busca por profissionais cada vez mais capacitados.

Parte dessa capacitação está diretamente relacionada ao desenvolvimento de uma língua como o inglês. Não à toa, um estudo da Page Personnel mostra que 60% das vagas atualmente já buscam por candidatos que saibam falar o idioma. Em dez anos, a pesquisa indica que a língua vai deixar de ser um diferencial e se tornar um requisito básico.

Independente do nicho de atuação do profissional, a fluência no inglês daqui a 10 anos deixará de ser um diferencial para se tornar um dos requisitos básicos para uma colocação no mercado de trabalho, segundo uma pesquisa da Page Personnel, empresa de recrutamento mundial. Atualmente, 60% das vagas já pedem que o candidato saiba inglês. 

Além disso, por mais que a economia brasileira não viva seus melhores momentos, muitas empresas passaram a atuar no país, especialmente startups e organizações mais disruptivas (como a Uber). A gigante norte-americana Amazon, por exemplo, escolheu o Rio de Janeiro para abrir seu primeiro escritório fora dos Estados Unidos.

O cenário contrário também vem crescendo, com organizações brasileiras ampliando seus negócios (a exemplo da Stone). Assim, as marcas passam a querer se internacionalizar, o que consequentemente exige funcionários e profissionais que estejam habituados ao inglês em suas rotinas de trabalho.

Todas essas empresas exigem que o idioma faça parte do currículo de seus funcionários — e, em um mercado tão competitivo, como ignorar as oportunidades que aparecem? Portanto, o cenário ideal é o investimento no aprendizado do inglês para se adequar ao que as empresas procuram entre os candidatos.

Inglês é essencial para garantir sua vaga no mercado de trabalho.
Inglês é essencial para garantir sua vaga no mercado de trabalho.

Principais vantagens do inglês para a carreira profissional no mercado de trabalho

Para que você não tenha dúvidas sobre a importância do inglês no mercado de trabalho e como o idioma pode aprimorar o currículo profissional, listamos as principais vantagens para a carreira profissional.

As melhores vagas e oportunidades no mercado de trabalho buscam por profissionais que saibam se comunicar em inglês.
As melhores vagas e oportunidades no mercado de trabalho buscam por profissionais que saibam se comunicar em inglês.

Melhores oportunidades no mercado

As melhores vagas e oportunidades no mercado de trabalho buscam por profissionais que saibam se comunicar em inglês. Não à toa, existe uma clara valorização daqueles que conseguem ser fluentes no idioma. Tudo isso abre portas para o crescimento dentro da empresa ou mesmo em outras organizações.

Maiores chances de valorização

A valorização financeira é uma meta de qualquer profissional, certo? De acordo com a 57ª Pesquisa Salarial da Catho, uma pessoa no cargo de analista com inglês fluente recebe 40% a mais do que aquela que só aprendeu os conceitos básicos, em média. Já na gerência, a valorização chega a 70%.

Ampliação das possibilidades de trabalho no exterior

Com a globalização, as possibilidades de trabalhar em empresas no exterior ou mesmo fazer uma viagem a negócios são muito maiores. Por isso, é fundamental estar preparado para se comunicar e saber superar desafios em outros países.

Expansão de negócios

O mundo dos negócios está inserido em uma conexão sem fronteiras no mercado de trabalho.
O mundo dos negócios está inserido em uma conexão sem fronteiras no mercado de trabalho.

A maior parte das empresas busca expandir seus negócios. Atualmente é possível criar parcerias internacionais mesmo com uma empresa de pequeno porte. As empresas com colaboradores que falam inglês voltado aos negócios têm muito mais chances de fechar parcerias internacionais.

Essas relações trazem muitos benefícios aos empregadores. Já que o mundo dos negócios está inserido em uma conexão sem fronteiras, é essencial que os profissionais estejam aptos a acompanhar o avanço das empresas. Por isso, cada vez mais instituições procuram empregados que tenham conhecimento em inglês técnico.

Reuniões e negociações eficientes

Uma boa expressão e comunicação são requisitos fundamentais para fazer parte de uma equipe profissional. O mundo corporativo exige que seu quadro de funcionários seja capaz de argumentar para gerar resultados. A globalização fez com que o contato com todas as partes do mundo seja muito mais frequente.

Reuniões e negociações eficientes no trabalho.
Reuniões e negociações eficientes no trabalho.

Por isso, é preciso ter funcionários que tenham habilidade em se comunicar em outra língua para que as ações empresariais gerem efeito.

Facilidades do dia a dia de trabalho

O inglês está dentro da nossa rotina (e não é diferente no ambiente de trabalho). Por isso, ter contato desde pequeno com o idioma pode ser um diferencial, principalmente por tornar mais fácil a utilização de recursos e conceitos em inglês, por exemplo, ou mesmo alguma ferramenta de Marketing Digital.

Aumento da rede de contatos profissionais

Uma das principais questões nas empresas é o networking, ou seja, estabelecer uma rede de contatos com outros profissionais. Esse conceito é importante para que relações empresariais sejam facilitadas, permitindo que pessoas com o mesmo interesse possam colaborar umas com as outras.

O networking é muito importante para o desenvolvimento profissional, sendo que saber falar inglês amplia as chances que a pessoa tem de conhecer outros profissionais. Dessa forma, é possível aumentar a rede de contatos e gerar mais oportunidades de emprego, por exemplo.

A partir do momento em que há o conhecimento de uma língua reconhecida internacionalmente, os horizontes se abrem. Os avanços tecnológicos possibilitam que pessoas em lados opostos do globo mantenham contato, e por que não negócios? O inglês abre portas para as relações empresariais.

Conhecer outros profissionais e lidar com o mundo tecnológico.
Saber falar inglês amplia as chances que a pessoa tem de conhecer outros profissionais e saber lidar com o mundo tecnológico.

O idioma tecnológico

Não há como evitar a tecnologia no mundo atual. Dependemos de computadores, celulares, maquinários e muitos outros elementos. O idioma base de tudo isso, seja para resolver um problema em seu laptop ou programar algo, é o inglês técnico.

Além das habilidades linguísticas, a compreensão auditiva e a produção oral são diferenciais importantíssimos para o mercado de trabalho.

Essas são apenas algumas vantagens que o inglês instrumental pode oferecer para profissionais que desejam ficar bem colocados no mercado. Não há dúvidas de que, com a exigência do inglês em praticamente todas as áreas, essa lista aumente.

É preciso pensar desde já no futuro dos seus filhos e garantir que estejam se capacitando adequadamente para atender às demandas do mercado de trabalho em um futuro não tão distante. Afinal, quanto antes eles tiverem contato com o inglês, maior vai ser a facilidade com que usarão a língua em suas rotinas.

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..