Quer crescer o seu perfil e atrair clientes para a sua empresa?

Quer crescer o seu perfil e atrair clientes para a sua empresa? Conheça algumas estratégias de Marketing Digital para tornar seu perfil mais atrativo, conquistando mais seguidores e consequentemente mais clientes para o seu negócio.

Você sabia que o Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo e já conta com mais de um bilhão de usuários ativos? A rede social de imagens propicia um relacionamento e interação mais profundos com os seguidores, gerando mais engajamento. Não é por acaso, então, que a maioria dos profissionais estão no Instagram para divulgar suas empresas ou seus serviços, pois a rede vem crescendo cada vez mais e já se tornou uma excelente fonte de potenciais clientes.

Vamos conhecer algumas estratégias de marketing para desenvolver seu perfil e atrair muitos clientes?

TRANSFORME O SEU PERFIL EM UMA CONTA COMERCIAL

Atualize o seu perfil para uma Conta Comercial para que você possa analisar os resultados de cada postagem:

  • Quantidade de alcance do post;
  • Tipo de público que curtiu (homem ou mulher e de que região);
  • Quantidade de interação;
  • Entre outras métricas importantes que vão te ajudar a conhecer; mais o seu público, com isso você vai poder ter ideias para criar conteúdos que eles interessem.

Confira o tutorial: Como transformar sua conta pessoal em uma conta profissional.

INTERAJA COM O SEU PÚBLICO

Desenvolver uma estratégia de Marketing de Relacionamento é muito importante para ganhar a confiança de seus seguidores e aumentar as chances deles se tornarem clientes. Esta estratégia gera resultados em médio e longo prazo, por isso, antes de pensar em vender, é precisamos pensar em ganhar o seu público.

Para isso, você precisa ser visto como autoridade no assunto, mas como? Você deve PUBLICAR CONTEÚDO DE VALOR, aumentando a confiança dos seus seguidores em você e na sua marca. E HUMANIZAR O SEU PERFIL, aparecendo ATRAVÉS DOS STORIES. Essa ferramenta é perfeita para aproximar a sua marca dos seus seguidores.

As chances de promover uma experiência de venda são muito maiores Com um público fidelizado.

ENCONTRE E SIGA OS PERFIS QUE SÃO REFERÊNCIAS NA SUA ÁREA

  • Fique próximo dos seus concorrentes;
  • Veja o que eles estão fazendo nas mídias;
  • Se inspire e não fique para trás;
  • Seguir os perfis corretos vai te ajuda a definir seus conteúdos;
  • Seja criativo e reinvente as ideias para se destacar entre os demais.

USE HASHTAGS

As hashtags são utilizadas como palavras-chave para fazer o seu conteúdo ter maior alcance. Ao utilizar hashtags relacionadas ao seu nicho e o seu post vai aparecer para todas as pessoas que procurarem por esse assunto no Instagram. Elas atraem novos visitantes para o seu perfil. Esses novos visitantes podem se tornar seguidores e potenciais clientes.

Para utilizar a hashtag certa, ao fazer um post, pesquise na aba “explorar” do Instagram, para saber como aquele assunto está sendo divulgado. Muitas palavras são utilizadas sem acento e sem “ç” nas hashtags, por isso, é importante, antes de publicar, jogar a palavra que você pretende usar no “explorar” e ver o primeiro resultado que aparece. A tag, do topo da lista é a mais utilizada, portanto, é preciso escreve-la exatamente daquela forma, assim seu post irá aparecer para mais pessoas.

Crie hashtags com o nome da sua empresa para divulgar o seu perfil, escrevendo o nome da sua empresa com #. Para as pessoas usarem tags com o nome do seu negócio, incentive seus seguidores a divulgarem sua marca através de sorteios ou  exposição de produtos que adquiriram ou ganharam.

FAÇA SORTEIOS

Uma boa estratégia de divulgação de um perfil, é através de sorteios. Você já deve ter visto que para participar de um sorteio no Insta o provedor coloca uma série de regras, como: seguir o perfil da marca, comentar a foto (para gerar engajamento ao post) e postar alguma imagem com uma hashtag relacionada àquela marca ou produto. Essa é uma excelente forma de aumentar o alcance de um perfil e, consequentemente, o número de seguidores. Portanto, se for viável para o seu negócio, promova sorteios!

FAÇA BOAS PARCERIAS

Além dos sorteios, há também uma outra forma de promover o seu perfil: através de parcerias. Existem diversas áreas profissionais que possuem influenciadores digitais, ou seja, pessoas com alto número de seguidores, capazes de influenciar os usuários daquele nicho. Por exemplo, a área de saúde é uma área com muitos influenciadores. Coachs, personal trainers, nutricionistas e diversos outros profissionais têm o poder de influenciar na rede quando o assunto é qualidade de vida. Portanto, se você trabalha nessa área, procure seguir esses perfis influentes e faça uma parceria com eles. Você pode entregar seu produto gratuitamente para esses profissionais fazerem a divulgação da sua marca no perfil deles, dando, assim, mais visibilidade para o seu negócio e atraindo novos seguidores.

USE E ABUSE DOS STORIES

Trabalhar com essa ferramenta é uma excelente forma de desenvolver o perfil. Ela é muito importante para CONSTRUÇÃO DE RELACIONAMENTO com os seus seguidores e FIDELIZAÇÃO DO SEU PÚBLICO. Por isso, NÃO DEIXE ESSA FERRAMENTA DE LADO!

Através dos stories é possível ter uma enorme interação com os seguidores, desenvolvendo um importante relacionamento entre marca e público, consequentemente, fidelizando os seus seguidores.

O que postar nos stories?

Vídeos para gerar a humanização do seu negócio: mostrar “os bastidores” da sua empresa, a sua rotina de trabalho, etc. Por mais técnico que seja o seu serviço, sempre há uma maneira de interagir com o público.

Explore nos stories as ferramentas de interação: Caixas de diálogo, enquetes, quiz…vários itens estão disponíveis nos stories para um único objetivo: aproximar você dos seus seguidores. Portanto, explore esses recursos. Faça perguntas para os seguidores, tire dúvidas, descubra o que eles gostam, que tipo de conteúdo querem ver no seu perfil, etc, infinitas descobertas são possíveis através dessas ferramentas. É só usar!

USE E ABUSE DOS STORIES

ANALISE OS RESULTADOS

Com a CONTA COMERCIAL você consegue analisar as métricas de cada post, como, por exemplo, quantas impressões ele teve, quantos visitantes o seu perfil ganhou com aquele post, ou seja, quantas pessoas que não te seguem viram aquele post, através de algum compartilhamento, quantas pessoas te seguiram a partir daquele post, etc.

Os resultados te possibilitam conhecer bem o seu público: saber se a maioria dos seus seguidores são homens ou mulheres, de que região do país eles vêm e qual horário que permanecem online. Tudo isso te ajuda a criar o conteúdo certo, para o público certo e na hora certa, permitindo os melhores resultados em cada postagem.

Confira o tutorial: Instagram Insights – Como analisar dados no Instagram

CONSTRUA CONTEÚDOS DE VALOR

Os conteúdos de valor são uma excelente forma de gerar engajamento para o seu perfil. Ao publicar algo que seja relevante para o seu público, a chance dele curtir, comentar e compartilhar esse post será muito maior que se esse post fosse sobre seu produto ou serviço.

Por isso, para produzir um bom conteúdo para os seus seguidores, se coloque no lugar deles e pense: eu gostaria de receber um conteúdo desse? Ele foi útil para mim? Me ajudou em algo? Se a resposta for sim, é por esse caminho que você vai seguir.

Muito mais do que fazer promoções e oferecer o seu próprio produto, para atrair o público, é necessário entregar conteúdo de valor a ele, algo que o ensine, que seja valioso. Não se esqueça que o Instagram é, antes de tudo, uma rede de relacionamento.

Confira alguns tipos de conteúdos que irão agregar valor ao seu perfil e atrair seguidores:

Conteúdos informativos

As informações são importantes para gerar interação e, consequentemente, engajamento ao seu perfil.

Além disso, ao publicar notícias com frequência, seu perfil vai ganhando notoriedade naquele assunto e aos poucos as pessoas passam a acessa-lo para receber esse tipo de conteúdo, tornando sua conta uma fonte de informações, aumentando, assim, a credibilidade do seu perfil.

Conteúdos educativos

Ensine os seguidores a fazerem algo. Qualquer profissional pode e deve produzir dicas para seus seguidores. Coloque-se no lugar dos seguidores e pergunte se aquele conteúdo foi realmente interessante, se te ensinou algo. Se sim, continue fazendo, afinal, esses posts, assim como os informativos, geram muito engajamento alcance do perfil, podendo atrair novos seguidores e futuros clientes.

Conteúdos de Entretenimento

O entretenimento também pode ser uma forma de gerar valor aos seus seguidores. Não pense que apenas conteúdos formais geram valor, as pessoas estão nas redes sociais também para se divertirem e se entreterem. É por isso, que os memes, por exemplo, são uma forma utilizada por muitos para gerar interação no perfil. Dicas de filmes, séries e livros que tenham também é uma excelente forma de combinar conteúdo educativo com entretenimento, afinal, dessa forma você entretém seus seguidores com uma indicação legal e ainda educa, através de uma lição ou ensinamento que esse conteúdo proporciona.

Conteúdos Institucionais

Para dar visibilidade a sua marca, os conteúdos institucionais também devem estar na programação. Esse tipo de conteúdo é aquele que fala diretamente sobre a sua empresa.

Seguindo todas essas dicas, trabalhar com uma boa programação de conteúdo e publicar com frequência no Instagram, com certeza seu perfil terá um grande desenvolvimento, e consequentemente, sua empresa também.

Para acelerar esse processo e fazer com que sua empresa seja vista por mais pessoas, mais rápido, é possível utilizar as ESTRATÉGIAS DE TRÁFEGO PAGO, através do Instagram Ads. para que suas publicações cheguem a um público maior, que vai além dos seus seguidores. Esse direcionamento é feito através do algorítimo do Instagram, que direciona o post para os perfis interessados no tipo de serviço que você oferece. Ou seja, a sua publicação vai aparecer para pessoas que ainda não te seguem, mas que provavelmente gostaria de conhecer seu negócio. Através do Instagram Ads é possível ainda colocar um link no post impulsionado, direcionado o usuário para o seu site ou página de vendas.

Impulsionar as publicações é uma excelente forma de aumentar o alcance do seu post, captando mais leads que podem se tornar clientes.

Confira o tutorial: Converter seu perfil pessoal em uma conta comercial no Instagram